Achava que já tinha visto de tudo com relação a tecnologias de drones? Então prepare-se para mudar de ideia. O SpiderMAV propõe uma adição bastante curiosa aos autômatos voadores que conhecemos: colocar um sistema de cordas disparáveis para serem utilizadas no veículo.
Pode parecer uma ideia estranha, mas o vídeo logo abaixo mostra que ela tem usos interessantes. A proposta, de acordo com o site IEEE Spectrum, é permitir que um drone possa aumentar sua estabilidade ou mesmo se pendurar em certas estruturas para economizar energia.
Como ele faz isso? Simples: com um pequeno conjunto de canhões de pressão, ele lança imãs ligados a cordas que servem de suporte para o drone. Há um sistema para suspendê-lo no alto e outro que dispara contra três alvos à frente, para manter o SpiderMAV estável.
Não pense, por fim, que essa tecnologia deve surgir nos drones comerciais em um futuro tão próximo. A tecnologia, como você deve ter percebido, não está pronta para uso, já que eles ainda precisam encontrar uma maneira de fazer com que o robô desacople seus imãs depois que eles se prenderem a alguma superfície. Mesmo assim, não há como negar que a ideia pode ser bastante interessante, seja para gravar cenas mais estáveis ou para ter o equivalente a uma câmera de vigilância móvel.