Campo magnético você sabe o que é? Em algum momento da sua vida você deve ter ouvido este termo não é mesmo? O mais engraçado é que muito provavelmente já vimos o campo magnético em ação, porém não demos a mínima importância.
Esse assunto é muito complexo e extenso e provavelmente precisará de mais explicações para entender, a fundo, o que é um campo magnético e como ele age na natureza.
Mas, de modo geral, nada mais é que um determinado espaço onde cargas elétricas se movimentam e podem mudar sua trajetória.
Ou seja, ele é se caracteriza pela movimentação de cargas elétricas, como a de um fio que conduz a eletricidade, por exemplo. Neste post você poderá conhecer mais sobre o assunto. Vamos nessa?
Conheça as propriedades
Você pode não saber, mas o campo magnético pode ser medido. Seu sistema de medida universal é o tesla (T). Só por curiosidade, Tesla foi um dos grandes estudiosos do tema, por isso a homenagem.
O campo magnético pode ser considerado como vetorial, como outros campos do mundo da física. Por esse motivo, ele possui direção, sentido e módulo.
Como todo campo físico, o magnético precisa de componentes específicos para que seja produzido. Esses elementos são os ímãs naturais ou artificiais.
Vale ressaltar que o campo elétrico tem total participação na ação do campo magnético. Isso porque quando o elétrico oscila, o magnético entra em ação. E, para conhecê-lo melhor é preciso do uso de linhas de indução. Assim, você pode visualizá-lo com mais clareza.
O campo magnético e suas linhas
As linhas do campo magnético possuem características bem específicas. Normalmente se encontram fechadas, sem nunca se cruzar.
Além disso, quanto mais próximas estiverem uma das outras, maior é a intensidade do campo magnético naquela região.
Essas linhas de indução têm seu início nos magnetos. Esse processo é chamado de norte magnético. Agora, quando as linhas são introduzidas, o processo muda de nome: sul magnético.
Conheça, agora, sobre os monopolos magnéticos
Falar e entender sobre campo magnético é muito difícil. A temática é extensa e tem diversas facetas. Outra característica, por exemplo, é a não existência de monopolos magnéticos.
Ou seja, todo campo magnético conta com dois pólos: o sul e o norte. Ele se diferencia do campo elétrico que trabalha com cargas positivas e negativas.
Muito provavelmente em empresas de resina epóxi, circuito impresso e etiquetas personalizadas, exista a presença de um campo magnético. Isso porque lá há a movimentação de cargas elétricas sendo direcionadas para algum lugar.
Falando de modo geral, os tópicos acima descrevem bem o que é e como funciona um campo magnético de forma simples e direta. Se ficou mais interessado no assunto, busque livros de físicas e se aprofunde. Você dificilmente irá se arrepender.