Você sabe o que é força magnética? Não?! Então se liga nesse post que te explicaremos tudo que você precisa saber!
Na física, a Força magnética (Fm), também chamada de Força de Lorentz. É uma consequência da força eletromagnética, uma das quatro forças fundamentais da natureza, e ocorre pelo movimento de cargas. A interação entre dois corpos dotados de propriedades magnéticas, como ímãs ou cargas elétricas em movimento. Ao se movimentarem no mesmo sentido possuem uma força magnética de atração, da mesma forma objetos com cargas se movimentando em direções opostas possuem uma força magnética de repulsão entre eles.
A magnitude da força entre dois objetos depende de quanta carga está em quanto movimento em cada um dos dois objetos e quão distantes eles estão. Ou seja, a direção da força depende das direções relativas de movimento da carga em cada caso.
Caracteristicas
As linhas de campo magnético saem do polo norte e entram no polo sul; são semelhantes às linhas de campo elétrico de um dipolo elétrico, mas a diferença é que as linhas de campo magnético não terminam no polo sul, nem começam no polo norte, mas são linhas fechadas que passam pelos dois polos.
Certamente como podemos ver na imagem acima, as linhas de campo saem do Polo Norte e entram no Polo Sul. Sendo assim, se dividirmos um ímã em vários pedacinhos menores, cada um deles também irá possuir um polo norte e um polo sul. Portanto é impossível existir um ímã com apenas um polo (monopolos magnéticos não existem).
O fenômeno da aurora boreal, por exemplo, causa-se pelo impacto de partículas originadas no sol com o campo magnético terrestre, que aplica uma força magnética sobre essas partículas. Sendo assim por convenção, adotamos o sentido das linhas do campo magnético com tendo o mesmo sentido que uma bússola apontando para o Polo Norte.
Como determinar a força magnética?
Para corpos de dimensões desprezíveis, utilizamos a seguinte equação para calcular a força magnética:
- F é a intensidade da força magnética, normalmente dada em Newtons (N);
- ∣∣ q∣q∣ é o módulo da carga elétrica, ou seja, não levamos em conta seu sinal, normalmente dada em Coulomb (C);
- v é a velocidade da carga elétrica, normalmente dada em metros por segundo (m/s);
- B é o valor do campo magnético, normalmente dada em Tesla (T);
- sen(θ)sen(θ) é o seno do ângulo entre o vetor da velocidade com o vetor do campo magnético;
Regras
A força magnética é uma grandeza vetorial, ou seja, possui módulo, direção e sentido. Assim como o campo magnético e a velocidade.
Regra da Mão Direita
Para entender o sentido da força magnética, utiliza-se a regra da mão direita. Essa regra descreve a direção da força como a direção da ‘palma’ numa mão aberta.
- Nosso polegar vai apontar para o sentido do vetor velocidade;
- Os outros dedos vão apontar para o sentido do vetor campo magnético;
- A palma da nossa mão vai sair o vetor força magnética.
Entretanto se a carga for negativa, o sentido da força será oposto ao caso da carga positiva.
Regra da Mão Esquerda
A regra da mão esquerda, chamada de “regra da mão esquerda de Fleming”, também é usada para encontrar o sentido da força magnética.
- O dedo indicador vai apontar para o sentido do vetor campo magnético;
- O dedo do meio vai apontar para o sentido do vetor velocidade;
- O dedão vai apontar para o sentido da força elétrica.
Entretanto se a carga for negativa, o sentido da força será oposto ao caso da carga positiva
Gostou de aprender um pouco sobre força magnética? Então compartilhe esse post com seus amigos e familiares nas redes sociais.
Esse post teve suas informações retiradas dos sites – Quero Bolsa, Toda Materia, Khan Academy e Brasil Escola.