Só no Brasil são gerados, por ano, 79 milhões de toneladas de lixo, no mundo todo passam de 2 bilhões de toneladas/ano. Isso afeta principalmente a natureza, sendo assim Raphael de apenas 10 anos, já retirou mais de 7 toneladas de lixo do rio Sena, em Paris.
Percebendo as graves consequências ambientais, ele então decidiu fazer a sua parte e em pouco tempo acabou se tornando um herói. Seu trabalho teve início em 2019 e se mantém inclusive durante o período de pandemia e isolamento social, é feito a partir de ímãs, gancho, corda e luvas. Já foram retiradas toneladas de sucata, entre patinetes, bicicletas, tampinha de alumínio, entre outros.
Tendo como objetivo limpar a água do rio Sena, o menininho dedica todos os seus finais de semana à pesca com ímãs. Segundo ele a ideia surgiu depois que assistiu um vídeo no Youtube “Comecei a assistir um YouTuber chamado Chrisdetek, que também pratica pesca com ímãs e garras. Vendo todo o lixo que ele estava arrumando, eu decidi fazer o mesmo”.
Raphael explica que para pescar, o ímã tem que ser enganchado no final de uma corda e jogado na água. Dentre os diversos objetos encontrados, alguns são bem incomuns como uma motocicleta Yamaha de 250 kg. Quando o objeto é muito pesado, as pessoas que estão passeando acabam ajudando. Sempre em companhia de seu pai, que se preocupa com a sua segurança, ele está proibido de pescar objetos não identificados. De acordo com o pai, Raphael já encontrou uma granada.
A maioria dos objetos são recuperados pela prefeitura, que leva para reciclagem, no entanto quando objeto é muito interessante, Raphael e seu pai juntam no pequeno “museu” que criaram no prédio.
Que utilidade interessante que Raphael fez do ímã não é mesmo?!
Compartilhe essa matéria com os amigos!