Para quem não conhece sobre ímãs pode-se achar que são todos iguais. Engana-se quem acredita que isso é verdade, pois existem dois tipos de ímãs: os naturais e os artificiais. Apesar de muito semelhantes, cada um possui características específicas.
A diferença entre eles é, precisamente, a intensidade da força de atração que cada um desempenha. Enquanto os ímãs naturais são mais fracos, os artificiais possuem uma força de atração maior e mais intensa e podem ser fabricados em diversos tamanhos e forças magnéticas conforme especificação e aplicação exigida pelo cliente.
Confira, a seguir, algumas curiosidades sobre esses tipos de ímãs e suas as vantagens. Vamos lá?
Saiba mais sobre os imãs naturais
Antes de falarmos sobre os tipos de ímãs, é fundamental entendermos como ele é configurado.
Um ímã tradicional (natural) é formado por dois polos (norte e sul), eixo magnético que é a barra da linha que permite a união de ambos os polos e a linha neutra que é a superfície da barra, a linha que separa as zonas polarizadas.
Os pólos não podem ser confundidos com os pólos negativo e positivo. São nesses pontos onde a força de tração é mais intensa. Já a região onde os pólos se encontram é denominada de eixo magnético.
Por fim, tem a linha neutra. Ela é considerada a superfície da barra. Serve para separar as zonas polarizadas.
Como já citado acima, os ímãs naturais são mais fracos que os artificiais. Além disso, eles possuem tamanhos específicos. Eles são encontrados na natureza e suas composições são a base de minério de ferro.
Conheça, agora, os ímãs artificiais
Como tudo o que é denominado de artificial, os ímãs deste segmento são aqueles feitos produzidos por pessoas.
Sabe aqueles ímãs que ficam na porta da geladeira? Então, eles são considerados artificiais. Sua característica principal é a alta força de tração que ele possui. Esses imãs são comercializados livremente, então não é difícil encontrá-los.
Dentro deste segmento há dois tipos para se considerar: os temporais e permanentes. Quando se trata dos temporais, ele são ímãs que nem sempre são magnéticos, porém sua ação magnética pode ser acionada sempre que necessário.
Já os artificiais, podem ser fabricados em diversos tamanhos e algumas variações de magnetização, sendo ela axial, radial, multipolar, bipolar na mesma face.
Tipos de ímãs artificiais
No mercado é possível encontrar diversos tipos de ímãs artificiais. Entre os ímãs artificias temos inúmeros exemplos como os eletroímãs, ímãs de ferrite, Ímãs de neodímio, Ímãs de alnico, Ímãs de samário cobalto entre outros modelos.
Estes tipos de imãs podem ser utilizados em diversos segmentos da indústria.
Esse assunto é muito extenso e tem diversas ramificações. Se você se interessou, navegue pelo nosso blog. Os assuntos disponíveis são ótimos e poderão te inserir, ainda mais, no mundo dos ímãs.