Você provavelmente já ouviu falar sobre magnetismo, ou mesmo sobre ímãs. Entretanto você sabe quando eles foram descobertos e quem foi o responsável por isso? Então fique ligado que iremos te explicar!
O magnetismo foi descoberto na Grécia antiga, na cidade de Magnésia. Os primeiros estudos foram feitos no século VI (antes de Cristo) por Tales de Mileto, que observou a capacidade que algumas pedras de atraírem umas às outras e também ao ferro.
Entretanto o magnetismo também tem a capacidade de repulsão, por conta das forças dipolo (um polo negativo e um positivo). Publicada por Charles Coulomb em 1783 (depois de Cristo), as leis dos polos inversos de atração e repulsão entre cargas elétricas que determina que os polos iguais sempre se afastam, enquanto que os polos opostos se atraem.
Muito antes na China
O primeiro uso na prática do magnetismo foi feito pelos chineses há aproximadamente 2.000 (antes de Cristo). A bússola, que se baseia na relação do campo magnético de um imã (a agulha da bússola) com o campo magnético terrestre. Porém foi por volta de 1239 (depois de Cristo) que Pierre Pelerin de Maricourt publicou a respeito da bússola, além das propriedades dos ímãs.
Por outro lado foi somente em 1600 (depois de Cristo) que Willian Gilbert comprovou que o planeta é magnético. Daí o motivo de a agulha da bússola apontar sempre para o Norte.
O Eletromagnetismo
No século 19 (depois de Cristo), Hans Christian Oersted, revolucionou os estudos do magnetismo. Ele descobriu que fenômenos elétricos e magnéticos estão inter-relacionados. De acordo com essa teoria, cargas elétricas que se movimentam geram um campo magnético, e esse campo magnético em movimento, por sua vez cria uma corrente elétrica, denominada como Eletromagnetismo.
Mais tarde, vários outros cientista colaboraram para o avanço nos estudos relacionados tanto ao magnetismo quanto ao eletromagnetismo, como Michael Faraday e Joseph Henry. Entretanto a grande transformação do magnetismo foi realizada pelo matemático James Clerk Maxwell, que iniciou bases teóricas sólidas sobre a relação entre o campo elétrico e o magnético, ou seja, as ondas eletromagnéticas.
Foi então a partir desta grande descoberta que tornou possível a invenção de grandes tecnologias que estão no nosso dia-a-dia. Como por exemplo o motor elétrico, a produção de energia nas usinas hidrelétricas, ondas de rádio e televisão, aparelhos de telecomunicação etc.
Muito legal não é mesmo?! Se você gostou desta matéria compartilhe com os amigos e em suas redes sociais!
Acesse também nosso site para conhecer mais os nosso produtos magnético e eletromagnéticos – www.oximag.com