Com o preço do dólar, nem sempre é possível comprar um iPhone de 64 GB ou 128 GB de armazenamento, mas a falta de entrada para memória externa pode deixar de ser um problema para os celulares da Apple em breve. O Kickstarter i.dime conseguiu arrecadar a quantia mínima para a execução do projeto de capa para iPhones que expande a memória em até 256 GB por meio de imãs menores que uma moeda.
O i.dime é um case que comporta um imã de 14 mm de diâmetro e 4,3 mm de altura. Os modelos têm capacidade de 32, 64, 128 e 256 GB, com velocidade de transferência de dados de 95 megabytes por segundo para leitura e 90 para gravação.
Além do backup de arquivos, é possível gravar fotos e vídeos direto na memória externa para poupar o tempo de transferir os arquivos mais tarde. Para compartilhar arquivos com outros aparelhos, incluindo smartphones Android, o i.dime pode ser acoplado a um leitor similar a um leitor de cartões SD via USB.
Para evitar que o iPhone fique volumoso, a capa tem duas partes bem justas que se encontram e travam. Ela vem em cinco diferentes cores e é feita de policarbonato-uretano com acabamento que evita que o telefone escorregue. É possível escolher entre as portas microUSB e Lightning para os cases.
O gerenciamento de arquivos é feito pelo aplicativo i.dime, que tem interface bastante intuitiva. O i.dime é compatível com iPhone 5, SE, 6, 6+, 6S e 6S+ e uma grande vantagem é que ele suporta arquivos que o iOS não abre normalmente, como .mkv e até a arquivos de legendas.
Os arquivos suportados pelo i.dime são:
Áudio: WAV, AAC, AIF, AIFF, CAF, M4A, MP3
Imagem: JPG, TIFF, GIF
Vídeo: MP4, M4V, MPV, MOV, MKV, WMV, FLV, 3GP, GIF, AVI (legendas SRT, SUB, SBV)
Acessórios
O i.dime tem como opcional um chaveiro USB e ainda uma bateria externa de 4.500 mAh com carregamento duas vezes mais rápido que o normal que permite carregar e transferir arquivos simultaneamente.
A capa ganhou o prêmio de inovação do ano na Consumer Electronics Show em Las Vegas e já atingiu US$ 59 mil em sua campanha no Kickstarter. O produto será distribuído a partir de novembro.