ímãs no setor automotivo
Que a tecnologia revolucionou o mercado e trouxe mais inteligência para os processos corporativos não é mais uma novidade, certo? Hoje é possível observar rotinas muito mais automatizadas, otimizadas e que não exigem a mão de obra humana.
Entre os campos do mercado mais afetados pela tecnologia, destaca-se o setor industrial automotivo. É possível observar que desde os primeiros carros nos quais, não tinham cinto de segurança, até os mais recentes modelos elétricos, que a inovação trilhou um enorme caminho.
E falando sobre inovação, os ímãs contribuem – e muito! – com o desenvolvimento do setor automotivo. Em suma, eles são fundamentais para entender não só a operação dos modelos mais recentes de automóveis, mas também toda a linhagem de veículos.
Pensando nisso, preparamos este post com o objetivo de mostrar os principais benefícios da utilização de ímãs no setor industrial. Neste post, você verá como estes elementos são importantes para a indústria automotiva no Brasil e no mundo. Continue lendo e confira!
Ímãs: a peça-chave da indústria automotiva
Antes de mais nada, é importante mencionar que os ímãs têm sido utilizados há décadas no setor automotivo e têm funcionalidades cada vez mais variadas, tanto na linha de montagem quanto no desenvolvimento do próprio veículo.
Dito isto, é possível encontrar os ímãs em diversos locais do veículo, tais como limpadores de para-brisa, apoios de teto, hidrojateamento de alta pressão e portas ou os motores de movimento dos diferentes assentos presentes em um automóvel.
Em contrapartida, podemos observar que eles também são utilizados em partes mais sensíveis e fundamentais dos veículos, como, por exemplo, o sistema de de frenagem ABS ou caixas de câmbio automáticas em que os ímãs atuam na mudança de marcha.
Além do mais, vale destacar que os sensores de posição, itens indispensáveis na hora de estacionar o carro, também funcionam a partir de ímãs e outros sistemas úteis, como a plataforma que avalia se colocamos o cinto ou não.
Outro benefício que merece destaque é que, em geral, os ímãs conseguem automatizar processos e fazer com que as mais diversas partes do automóvel tenha maior eficiência e segurança em comparação aos itens que não utilizam ímãs.
Presença dos ímãs em todo o processo de montagem no setor automotivo
Por fim, é importante mencionar ainda que os ímãs fazem parte de todo o processo de montagem. Além disso, vale destacar que eles estão presentes em vários objetos e comércios do dia a dia, como quiosque de madeira.
Deste modo, durante o procedimento de montagem dos veículos, vários modelos de ímãs são aplicados para manipular ou melhorar os diferentes componentes dos automóveis.
Sendo assim, é possível observar a aplicação de pequenos ímãs para manipular e instalar componentes em diversas partes e também para transportar e processar os elementos que fazem parte do veículo como um todo.
Além do mais, vale destacar que eles compõem tanto os veículos de alto valor tecnológico como outros menos avançados em quesito de inovação. Ou seja, eles agregam muito mais valor ao resultado final, assim como um filtro plissado!
Gostou do nosso post sobre os benefícios da utilização de ímãs no setor automotivo? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.