Não é novidade que os ímãs sempre desempenharam um papel de suma importante há séculos.
Desde os tempos mais antigos quando eram utilizados como uma bússola para a acupuntura chinesa, os ímãs e suas funcionalidades de ampliaram cada vez mais entre os setores.
No entanto, foi a grande aplicação em 1820, onde a corrente elétrica exerce uma força magnética, que levou as funcionalidades dos ímãs para o setor industrial.
A partir daí, os ímãs passaram a ser indispensáveis para o cotidiano da maioria das empresas que atuam nesse ramo.
E não somente nas indústrias, mas em outros diversos segmentos, como em empresas de construção civil, coleta de lixo hospitalar, entre outros.
Afinal de contas, eles estão presentes em praticamente todos os dispositivos elétricos. Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar qual a importância dos ímas dentro do setor industrial.
Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando e venha descobrir todos os detalhes do assunto! Vamos lá?
Aplicações dos ímãs industriais
Para que os ímãs sejam utilizados na indústria, é essencial que eles sejam fabricados a partir de materiais resistentes ao magnetismo. Isso, pois essa categoria de ímãs são mais poderosos e possuem uma alta resistência a variações ambientais.
Seja para realizar serviços de manutenção em disjuntores, ou fabricar matérias-primas diversas ou produtos finais, os ímãs são utilizados como componentes das máquinas e equipamentos, assim como nos próprios produtos.
Sem os ímãs, os processos produtivos de muitas indústrias não seria tão eficiente e simplificada. No próximo tópico, veja o papel de cada tipo de ímã dentro da indústria:
Ímãs de ferrite
Os ímãs de ferrite são muito utilizados para a fabricação de dispositivos como rádios, alto-falantes, micro-ondas, relés, discos e motores magnéticos permanentes.
No caso do micro-ondas, por exemplo, é justamente a presença do ímã que permite que as ondas eletromagnéticas esquentem alimentos com eficiência.
Ímãs de alnico
Já os ímãs de alnico são utilizados para a construção de motores elétricos, almofadas, guitarras elétricas, rolamentos e acoplamentos magnéticos, entre outras diversas aplicações militares e aeroespaciais.
Os ímãs de alnico são essenciais para a produção desses e de outros itens por conta da sua sensibilidade e desmagnetização, assim como a sua forma e comprimento.
Ímãs de neodímio
Outra categoria de ímã são os ímãs de neodímio, que por sua vez, são muito fortes e adaptados para serem componentes de dispositivos menores.
Os ímãs de neodímio são utilizados em sensores pequenos, equipamentos de áudio em miniatura, discos rígidos, alto-falantes, equipamentos de imagem médica, acoplamentos magnéticos, entre outros tipos de serviços, como comissionamento de equipamentos.
Eletroímãs
Por fim, os eletroímãs são mais utilizados quando é necessário o uso de levitação magnética, trem de levitação e ressonância magnética. Ou seja, quando é preciso controlar a força magnética, estes ímãs são indispensáveis.
Agora que você já sabe qual a importância dos ímãs no setor industrial, o que acha de conhecer mais afundo sobre esse universo? Acompanhe mais post que falam sobre o tema!
*Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.*