Você já imaginou que o uso de ímãs e do do campo magnético é mais comum do que você imagina?
Afinal de contas, existem milhares de objetos que usam ímãs. Temos certeza que, por um costume de hábitos, você já deixou de notar como realmente algumas coisas funcionam ao seu redor por meio dos ímãs.
De fato, mesmo que você não possa identificá-los diretamente, os ímãs são objetos que normalmente estão encontrados nos dispositivos mais simples do dia a dia.
Como sua geladeira, microondas, computadores, e até mesmo equipamentos de empresa, como o ventilador umidificador industrial, por exemplo.
E pensando como os ímãs promovem benefícios e facilitam uma série de processos do nosso dia a dia, nós elaboramos esse conteúdo e vamos te explicar alguns dos objetivos que provavelmente você tem o costume de usar, mas que não sabia que tinha ímãs!
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?
1- Capas de edredom
Sabe aquela sensação boa que sentimos ao tirar a capa de um edredom totalmente novo? A maioria das capas que são usadas para manter os edredons seguros e fechados tem ímãs em sua composição!
2- Bolsas e jóias diversas
Aposto que você não esperava que fosse encontrar justamente ímãs nas suas bolsas e na sua coleção de biju, não é mesmo?
Mais especificamente onde fica o fecho magnético das bolsas e carteiras no geral, há uma forte concentração de ímãs, assim como também nos próprios brincos, colares e pulseiras diversas.
3- Elevadores
Essa parece mais fácil. Também, pela complexidade de um elevador, é claro que há diversos componentes. No entanto, mais especificamente em algumas portas de pavimento do elevador, é utilizado ímãs em sua composição.
Também há uma nova ideia revolucionária surgindo, onde os elevadores do futuro, como o elevador de escada e outros tipos de elevadores, funcionam com base no próprio magnetismo.
Ou seja, simplesmente podem funcionar sem a utilização de cabos! A alemã ThyssenKrupp, tradicional fabricante de elevadores, é uma das pioneiras nesta nova ideia.
4- Microondas
Os microondas também utilizam uma variedade grande de magnetismo, com a finalidade de gerar ondas magnéticas e, assim, conseguir aquecer com facilidade e simplicidade as nossas refeições diárias!
5- Placas de sinalização
Essa é para você que mora em um apartamento e passa pelas placas de sinalização todos os dias. Muitas delas vem com ímãs em sua composição e, por isso, podem ser “grudadas” em outros objetos e paredes por meio do magnetismo.
6- Portas de geladeiras
Podemos afirmar que, sem a utilização do magnetismo, a sua geladeira não seria tão eficiente! Isso, pois a maioria das geladeiras e freezers são selados com um mecanismo magnético, o que torna simples e prático a sua abertura.
7- Televisão
Todas as televisões possuem componentes magnéticos em sua estrutura. Esses ímãs normalmente se encontram nos tubos de raios catódicos ou até mesmo no CRT.
Os ímãs dentro da televisão são necessários para transmitir o fluxo de energia para todos os cantos da tela, fazendo com que as imagens pareçam mais nítidas e simples de serem visualizadas.
8- Computadores
Por fim, os computadores também são outras máquinas complexas e que, sem dúvidas, possuem ímãs em suas composições.
Mais especificamente, as telas de computador CRT e a unidade de disco rígido é revestida com pequenos ímãs e eletroímãs.
E aí, o que você achou desses ítens que possuem ímãs em sua composição? Acredita que vai passar a observá-los de outra maneira e se interessar pelo assunto de ímãs? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.