Usinagem nada mais é do que um processo de desgaste mecânico para dar forma e acabamento a matéria prima, seja ela metálica ou não. É conhecida também, principalmente nas indústrias, por matéria bruta. Quer saber mais sobre Usinagem, então continue conosco neste post que explicaremos tudo sobre usinagem!
A usinagem está presente em indústrias de vários segmentos, principalmente o de metal/mecânica. As peças metálicas são submetidas a processos de cisalhamento, retirando material da peça, conhecido como cavaco.
Ela serve como uma alternativa a outras formas de processos de produção, como a fundição e moldagem. É um dos métodos mais eficaz, sendo assim capaz de criar peças muito finas, objetos com muitos detalhes, entre outros. Portanto podendo ser utilizada para fazer tudo, desde parafusos, ou até mesmo para ferramentas manuais e componentes automotivos.
Processos de usinagem englobam diferentes operações, que têm finalidades diferentes nos processos de fabricação, confira:
- Torneamento
- Roscamento
- Mandrilhamento
- Afiação
- Aplainamento
- Brochamento
- Brunimento
- Escareamento
- Trepanamento
Durante todo esses processos o material precisa estar fixado, não havendo nenhum tipo de movimentação, somente da maquina que estará fazendo o desgaste do mesmo. Para que isso ocorra é necessário um suporte de fixação, entretanto, a maioria acaba pegando nas beiradas da matéria-prima, fazendo com que tenha o dobro de trabalho.
Conheça então as placas de fixação. Utilizam sistema magnético de fixação, são excelentes para processos de usinagem. Com a ausência de componentes de fixação, a sua peça fica com a superfície superior livre, ou seja, podendo ser 100% usinada. Reduzindo assim o número de setup’s e aumentando de forma significativa sua capacidade de produção.
Conheça as placas de fixação magnética da Oximag. Trabalhamos com 5 tipos de placas, são elas:
- A Morsa Magnética
- A Magnética
- A Eletromagnética
- A Magnética Quadripolar
- A Magnética Eletro permanente
Gostou? Compartilhe este post nas suas redes sociais!