Entre os assuntos de física, o magnetismo é um dos que mais se destacam. Afinal de contas, a sua utilização é ampliada a diversas organizações, desde empresas de manutenção em disjuntores, até indústrias, usinas, entre outros segmentos industriais e do ramo de medicina.
Ou seja, até aqui, percebemos que o magnetismo é muito mais amplo do que parece. E se você quer conhecer mais sobre o magnetismo, então está no post certo.
E apesar de ser um assunto muito complexo, essa área já vem sendo explorada há muito tempo. Para você ter uma ideia, os primeiros estudos realizados sobre o magnetismo foram feitos no século VI a.C, por Tales de Mileto.
No entanto, esse conceito somente ganhou força no século XIII, por meio dos estudos de eletricidade. E hoje em dia, o magnetismo é utilizado em diversos setores mundiais.
Pensando nisso, nós elaboramos este post exclusivamente para explicar mais sobre o magnetismo e mostrar como ele é utilizado. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes! Vamos lá?
O que é o magnetismo?
De forma geral, o magnetismo se trata do fenômeno de atração ou repulsão observado entre determinados corpos, chamados ímãs.
Ou seja, é a capacidade que um ímã possui de atrair outros ímãs. O magnetismo pode ocorrer entre os imas que possuem certas substâncias magnéticas, como ferro, cobalto, níquel, magnetita, níquel-cromo, entre outros componentes.
Além disso, todo ímã apresenta duas regiões distintas (que são chamadas de pólos do ímã), e por conta disso, acontece a influência magnética.
Como o magnetismo é utilizado?
Agora que você já sabe o que é, veja abaixo de qual forma ele pode ser utilizado:
No cotidiano
Mesmo que de forma imperceptível, o magnetismo é muito presente em diversas ocasiões do cotidiano. Confira alguns exemplos da utilização:
- Instrumentos elétricos;
- Eletrodomésticos.
- Discos rígidos de computadores;
- Equipamentos magnéticos, entre outros.
Nas indústrias
Também é muito utilizado nas empresas do ramo indústria, em especial nas empresas de usinagem.
Afinal, essas companhias utilizam os ímãs para a fabricação de matérias primas e produtos, e até mesmo em serviços, como no caso do comissionamento de equipamentos, entre outros.
No ramo da saúde
Está sendo cada vez mais popularizado por ser utilizado no ramo da saúde. Seja para equipamentos medicinais de uma empresa de coleta de lixo hospitalar, até como tratamento.
Um dos tratamentos mais populares é a magnetoterapia, uma alternativa natural de tratamento que utiliza ímanes para aumentar o movimento de algumas células e substância corporais, de forma a diminuir dores, aumentar a regeneração celular, reduzir inflamações, e muito mais.
Agora que você já sabe de todos os detalhes sobre o magnetismo, o que acha de se aprofundar ainda mais nesse universo? Continue acompanhando nossos próximos conteúdos!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.