Muito provavelmente você já deve ter ouvido ou mesmo lido sobre os ímãs de ferrite, não é mesmo? Afinal, trata-se de um material muito utilizado nas indústrias, principalmente no que diz respeito à produção de motores, automóveis e até mesmo disco abrasivo.
Além disso, vale mencionar que os ímãs de ferrite são os mais populares no mundo e um dos mais antigos materiais disseminados entre empresas e indústrias. E ao contrário do que muita gente pensa, eles não são constituídos por elementos naturais.
Nesse sentido, os ímãs de ferrite podem ser fabricados com diversos tipos de composições, alguns contam com campos magnéticos consideráveis, como usados em alto-falantes, e outros apresentam dimensões mais fracas, como os ímãs utilizados na geladeira.
Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda o que são os ímãs de ferrite, quais são suas aplicações e principais funcionalidades. Aqui neste conteúdo, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas em relação à este material. Continue lendo e confira!
O que são os ímãs de ferrite?
O ferrite é um material ferromagnético composto de ferro, boro, bário, estrôncio ou molibdênio. Certamente possui alta permeabilidade magnética e forma uma liga que retém suas propriedades magnéticas melhor do que o ferro.
Em suma o material é triturado em cristais finos e comprimido sob a ação de um campo magnético externo. Entretanto, caso tenha propriedades isotrópicas magnéticas, também pode ser magnetizado em todas as direções.
Hoje em dia, por exemplo, os ímãs de ferrite são amplamente utilizados devido ao seu baixo custo e suas funcionalidades, como em aluguel de compressor de ar. Além disso, o material também é resistente a altas temperaturas (cerca de 300 ° C) e corrosão.
Quais são as suas aplicações?
Os ímãs de ferrite podem ser encontrados em diversos produtos e aplicações. Por exemplo, os principais:
- Alto-falantes;
- Motores de baixo custo;
- Motores elétricos;
- Geradores;
- Bombas;
- Buchas magnéticas;
- Sistemas de exploração;
- Temporizadores;
- Sensores automotivos;
- Brindes;
- Lençol de borracha;
- Medidores;
- Usinas;
- Indutores.
Nesse sentido, é importante mencionar que os ímãs de ferrite podem ser encontrados em vários objetos do nosso cotidiano, ainda que não pareça.
Benefícios dos ímãs de ferrite
Por fim, você sabia que os ímãs contribuem – e muito! – com a saúde? O ferrite de Barion é um ímã com força magnética de 800 Gauss (determinado cientificamente), que pode gerar um campo magnético constante (terapia magnética), portanto proporcionando oxigenação e ativação da circulação sanguínea.
Sendo assim, vale mencionar que uma consequência positiva dos ímãs é a magnetoterapia, que permite o equilíbrio do nosso corpo. Confira, a seguir, algumas das funcionalidades deste tratamento:
- Ele equilibra o magnetismo do nosso corpo;
- Atua no sistema imunológico e aumenta a capacidade do corpo de resistir a doenças;
- Ele ativa a troca da polaridade celular, o que aumenta o limiar de sensibilidade à dor e relaxa o sistema nervoso autônomo;
- Ajuda a regular a função das glândulas;
- Ajuda a estabilizar o padrão genético das células.
Gostou do nosso post sobre o que são os ímãs de ferrite e quais são suas funcionalidades? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.